QUIXERÉ

Fundação: 11/04/1957

Emancipação Política: 15/05

Gentílico: Quixereense

Unidade Federatíva: Ceará

Mesoregião: Vale do Jaguaribe

Microregião: Baixo Jaguaribe

Origem
Quixeré surgiu a partir do aldeamento indígena conhecido como ?Tabuleiro?. Os pioneiros da colonização foram Manuel Felipe da Silva, responsável pela primeira construção residencial, e Cândido Chicó, que construiu o primeiro estabelecimento comercial, em 1840.

Na Segunda metade do século XIX, o povoado se desenvolveu graças as atividades missionárias trazidas pela construção da primeira igreja. Era distrito de Russas quando passou a município por força da lei nº 3.573, de 11 de abril de 1957. A instalação efetivou-se em 15 de maio do mesmo ano, data em que se comemora o Dia do Município.

História
A cidade de Quixeré é constituído de terrenos alunvionais do baixo-Jaguaribe e das encostas e planalto da serra do Apodi, todas muito férteis. O município surgiu a partir do aldeamento indígena conhecido como ?Tabuleiro?. Os pioneiros da colonização foram Manuel Felipe da Silva, responsável pela primeira construção residencial, e Cândido Chicó, que construiu o primeiro estabelecimento comercial, em 1840. Também chegaram a localidade, naquela época as famílias de Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.

Na Segunda metade do século XIX, o povoado se desenvolveu graças as atividades missionárias trazidas pela construção da primeira igreja. A paroquia de Quixeré, cuja padroeira é nossa senhora Imaculada Conceição, foi criada em 1941.

Quixeré era distrito de Russas quando passou a município por força da lei nº 3.573, de 11 de abril de 1957. A instalação efetivou-se em 15 de maio do mesmo ano, data em que se comemora o Dia do Município.

IBGE - Enciclopédia dos Municipios Brasileiros.
Sampaio Filho, Dorian
História dos Municípios do Ceará; Fortaleza; RBS Editora, 2003.

Cultura
Festejos da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição: O festejo alusivo à Santa Padroeira da cidade ocorre no mês de dezembro e conta com uma longa programação religiosa, social e cultural.

Divisão Política
Contituí-se do distrito sede (01), que compreende a zona urbana, e dos distritos ou zona rural (03):

* SEDE;
* Água Fria;
* Boqueirão;
* Lagoinha.

Curiosidades

PECUÁRIA
O rebanho pastoril é representado por reses, criações de gados, como boi e vacas, cavalos, bestas, porcos, ovelhas e carneiros, bodes e cabra e tembém granja de galinhas.

MEIOS DE TRANSPORTE
Os meios de transporte mais utilizados na cidade de Quixeré são: caminhão, carreta, Jeep, Fusca, F1000, trator, ônibus, caçamba, moto, bicicleta, carroça, charrete, entre outras.

INDUSTRIAS
As principais indústrias presentes no município de Quixeré são: madereiras, padarias, oficinas, curtumes e indústrias transformadoras dos produtos derivados da carnaúba, como a palha e a cera.

ARTESANATO
Temos artesanatos de palha, gesso, crochê e tricô.
PONTOS TURÍSTICOS
- Barragem de Quixeré: Mais conhecido como Carnaval das Águas, é realizado na cidade de Quixeré. O carnaval de Quixeré é um dos maiores do Vale do Jaguaribe, atraindo foliões de todos os lugares do Ceará e Rio Grande do Norte.
- Chapada do Apodi: Limita-se com o Estado do Rio Grande do Norte, com cerca de 500 metros de altitude.
- Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição
- Festejos da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição: O festejo alusivo à Santa Padroeira da cidade ocorre no mês de dezembro e conta com uma longa programação religiosa, social e cultural.

Dados de características geográficas

Área: 617,00

População estimada: 21728

Densidade: 31,00

Altitude: 30

Clima: Semiárido

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 176,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito