Origem
Sua história como povoação é muito antiga e está ligada a religiosidade. Conta a história, que por volta do ano de 1770, um casal de origem portuguesa se instalou por aqui. Francisco Alves Maia Alarcon e sua esposa Luzia Maria Maciel compraram a fazenda de criar gado de nome São José. Acometida de uma grave doença, a esposa do fazendeiro teve um sonho com Nossa Senhora das Brotas – devotada em Portugal – e fez-lhe uma promessa que se alcançasse a cura para sua doença, ergueria uma capela em louvor a Nossa Senhora, como prova de sua fé. A graça foi alcançada e a capela erguida. A partir daí, começou a crescer um povoado que teve várias denominações. Chamou-se primitivamente Tabuleiro de Areia. Passando depois a Joaquim Távora, Ibicuipeba, até receber o nome definitivo de Tabuleiro do Norte.
História
Tabuleiro do Norte tem 941 quilômetros quadrados, o que corresponde a 0,64% do território cearense. Fica a 70 metros de altitude em relação ao nível do mar, está localizado na microrregião do Baixo Jaguaribe, distante 211 Km de Fortaleza. As rodovias de acesso são: BR 116 e CE 377, tendo como CEP o número 62.960-000. Limita-se ao Norte com Limoeiro do Norte; Sul com Alto Santo; Leste com o Estado de Rio Grande do Norte e Oeste com São João do Jaguaribe. Sua população é de aproximadamente 30 mil habitantes, conforme o último censo do IBGE. O município é conhecido, no estado, por abrigar um dos mais significativos centros de peregrinação do Ceará, a Romaria de Nossa Senhora da Saúde. A romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde é vista, sob o aspecto da popularidade, como o terceiro pólo religioso do Ceará.
Apesar de ser um município jovem, Tabuleiro do Norte apresenta um grande desenvolvimento econômico. E isso se deu graças à aptidão de grande parte da população que atua no pólo metal-mecânico. Sua renda é impulsionada pelos mais de 500 caminhões que percorrem o Brasil de ponta a ponta. Diversas produções de caráter memorialista atribuem ao município a alcunha de "terra dos caminhoneiros" ou "cidade dos caminhoneiros".
Para atender esse potencial, vieram as oficinas mecânicas, borracharias, casas de peças e acessórios e outros prestadores de serviços. Uma das maiores fábricas do Brasil de molas para caminhões e automóveis (Molas Tabuleiro) emprega diretamente mais de 400 pessoas.
A agricultura também tem peso na economia. O município está encravado na Chapada do Apodi, uma das maiores produtoras de frutas do Nordeste. Fruticultores locais e de outras partes do país produzem e exportam para diversos mercados, principalmente, o mercado internacional. A apicultura é outro destaque no município. A agricultura de subsistência familiar é responsável pela produção de feijão, milho mandioca e outras culturas.
Cultura
- Carnaval: O carnaval promovido pelo poder público é outro grande evento do município e já é considerado um dos melhores do interior do Estado. Começa com a tradicional "Charanga de seu Leuzim" que resgata os antigos carnavais de salão com frevos e marchinhas nas quatro sextas-feiras que antecedem o carnaval. Depois a folia se estende para o Complexo Turístico Passagem Molhada as margens do Rio Quixeré (braço do Rio Jaguaribe), na Avenida Capitão José Rodrigues e finalizando na Praça de Eventos.
- Paixão de Cristo: A Associação Cultural Ação e Fé da Barrinha-Acafeb promove anualmente duas festas religiosas de grande aceitação popular. Durante a Semana Santa é encenada a Paixão de Cristo. Já no mês de dezembro é encenado o Natal Vivo. Mais de 100 atores da própria comunidade são os protagonistas desses maravilhosos espetáculos. A Acafeb conta ainda com um ponto de cultura, banda de música e um teatro de arena. - Festividades de São Pedro na Comunidade de Gangorrinha é uma das principais festas da cultura tabuleirense, que vai de 20 á 29 de junho, com apresentação de danças folclóricas como o maneiro pau, quadrilhas juninas, dança do coco, xaxado, casamento matuto, apresentação de peças engraçadas entre outras. Neste período acontece o desfile da garota junina, onde desfila belíssimas garotas disputando o título de garota junina do ano. Durante as festividades acontece festas com bandas de forró a noite e jogos de futsal masculino e feminino durante o dia. No último dia de festividade, 28 de junho, acontece a mais esperada festa tradicional de São Pedro, que é a principal. Além dessas várias atrações, tem o novenário toda noite que vai de 20 á 28 de junho e se encerrando com a missa do padroeiro São Pedro dia 29 de junho. - Vaquejada no Parque Martins, sempre no mês de julho. - Romaria de Nossa Senhora da Saúde: A cidade de Tabuleiro do Norte recebe anualmente milhares de romeiros vindos dos mais diversos locais, que vão reverenciar e pagar suas promessas no santuário de Nossa Senhora da Saúde no distrito de Olho D’água da Bica. Essa peregrinação acontece no inicio do mês de agosto e tem seu ponto alto no dia 15 do mesmo mês, dia dedicado a Santa e que é feriado municipal. A romaria de Nossa Senhora da Saúde é considerada a terceira maior romaria do Ceará.
- Festa da padroeira Nossa Senhora das Brotas em 8 de setembro
- Festival do Caminhoneiro, realizado anualmente em Setembro pela Associação dos Caminhoneiros de Tabuleiro do Norte (ACATAN).
- Natal Vivo: O Olho D’água dos Currais conta com uma APA-Área de Proteção Ambiental que fica em cima da Chapada do Apodi. Com um visual encantador, lá todos os anos é encenado o tradicional Natal Vivo no Morro do Cruzeiro. Os moradores da comunidade são os responsáveis pela produção e apresentação do espetáculo que leva centenas de pessoas ao bucólico local.