Importante lembrar que o Brasil ainda é o quarto maior produtor de lixo no mundo e, em que pese a quantidade significativa de lixo gerado, apenas cerca de 1,3% é destinado à reciclagem.
Isso se deve a diversos fatores, mas um deles e, talvez o mais importante, seja que apenas 18% dos municípios possuem um sistema que promova a reciclagem. Aliado a isso, mesmo nas cidades que contam com a reciclagem, há falta de informação e conscientização dos habitantes para que esse número aumente.
Não é à toa que o ODS 12 da Agenda 2030, ao promover a ideia de "Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis", propõe "até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso".
Desde 2010 nosso país conta com a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, que fornece diretrizes para que as instituições criem seus planos de gerenciamento desses resíduos, com o objetivo de conscientizar a maior parte da população sobre a maneira correta de descartar o lixo.
As diretrizes começam com a ideia de diminuir a produção dos resíduos e, ao final, o que não pode deixar de ser produzido, deverá, então, ser encaminhado para a reciclagem sempre que possível. Para isso, é necessária a preocupação de que cada vez mais cidades passem a contar com sistemas que permitam a coleta seletiva além de instruir, tanto a população em geral quanto às empresas da região, sobre a importância que essa seleção seja realizada.
É possível encontrar pela internet sites que orientem os consumidores em geral a reciclar o lixo produzido nas próprias residências.
CRÉDITO: www.trt15.jus.br
Há 117 dias
Há 118 dias
Há 126 dias
Há 132 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?