Mais de 80 ministros e vice-ministros de todo o mundo se comprometeram a adotar a Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como componente central de todos os sistemas educacionais, em todos os níveis, até 2025. A medida foi tomada durante a Conferência Mundial Virtual, realizada na semana passada.
"Os representantes das nações se comprometeram com a promoção de medidas concretas para transformar a aprendizagem para a sobrevivência de nosso planeta", comemorou a organização.
A Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável descreve uma série de políticas para transformar a aprendizagem, abrangendo ensino, treinamento profissional e engajamento cívico.
"Também destaca a necessidade de implementar a EDS com foco em habilidades cognitivas, aprendizagem social e emocional, habilidades de colaboração, resolução de problemas e construção de resiliência", acrescentou a Unesco.
A organização disse, por meio de nota, que analisou os planos e os currículos de educação de 50 países. Em sua análise, a Unesco descobriu que mais da metade desses planos e currículos não faz qualquer referência à mudança climática - e apenas 19% deles tratam sobre biodiversidade.
A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, descreveu a educação como uma "ferramenta poderosa para transformar nossa relação com a natureza".
Já a chanceler alemã Angela Merkel frisou a importância do EDS para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): "Precisamos de capacitação para que o desenvolvimento sustentável não seja um privilégio de poucos, mas, sim, acessível a todas as pessoas. O sucesso do programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2030 nos aproximará de todos os ODS".
Fonte: https://url.gratis/jo0VSu
Há 27 dias
Há 62 dias
Há 62 dias
Há 142 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?