Visita técnica do CGIRS-VJ ao município de Sobral

Visitas a gestão municipal, aos equipamentos de tratamento e destinação de resíduos sólidos (CMR's, ETR's e CTR).

#Agenda POR BRUNA 09 DE MAIO DE 2024

Nos dias 7 e 8 do presente mês, o CGIRS-VJ fez uma visita técnica ao município de Sobral, na representação de Elbênia Neris (Assistente Social), Thales (Engenheiro Civil) e Bruna Fernandes (Engenheira Ambiental), em parceria com o Secretário de Meio Ambiente do município de Russas, Elton Oliveira.

Na oportunidade, realizamos as seguintes visitas:

- A Agência de Meio Ambiente (AMA);

- A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (SEUMA), onde foram apresentadas ações do Programa de Desenvolvimento Socioambiental (PRODESOL);

- A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SESEP), que direcionou visitas também as Ilhas Ecológicas, ao Jardim Sensorial e, a Centrais Municipais de Reciclagem (CMR's);

- A Central de Tratamento de Resíduos, onde inicialmente, a Equipe do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) com sede dentro da CTR, apresentaram a logística de trabalho deles e os resultados alcançados nos últimos 3 anos. Posteriormente, estivemos em cada área de tratamento (resíduos de saúde, de construção civil, pátios de compostagem, ETE, e nas trincheiras).

- Por fim, fomos até Massapê, município consorciado ao CGIRS-RMS, para conhecer o funcionamento da Estação de Transbordo de Resíduos (ETR).

Gostaríamos de agradecer mais uma vez à Gestão do Município de Sobral, e à equipe do CGIRS-RMS, por toda receptividade e o compartilhamento de experiências que podem contribuir com o desenvolvimento de ações do CGIRS-VJ.