Posicionamento oficial Instituto Recicleiros sobre o COVID-19

Suspensão do serviço da coleta seletiva de recicláveis......

img
#MeioAmbiente POR PEDRO 28 DE MARÇO DE 2020

A coleta seletiva de recicláveis é essencial, tanto para os serviços de limpeza urbana, quanto como política pública, pelo caráter social, ambiental e econômico que a atividade possui. Há mais de 13 anos, dedicamos nossas vidas a essa causa. E tudo que fazemos é pelas pessoas, não há outro motivo.

A complexidade do momento atual no mundo exige escolhas delicadas, capazes de afetar aspectos que, até então, eram prioritários e passam a ser secundários visando a preservação da vida.

Para tomar boas decisões e colaborar com a melhoria do cenário, a Recicleiros formou um comitê de gerenciamento de crise, com reuniões a cada 3 dias e agendas constantes com todos que colaboram conosco no dia a dia.

Avaliando o momento, as recomendações mais confiáveis, inclusive da OMS - que pede que novas contaminações sejam evitadas a qualquer custo, sob o risco de um colapso no sistema de saúde e para que vidas humanas sejam poupadas -, torna-se clara para nós, do ponto de vista técnico e de saúde pública, a necessidade expressa de parar: suspender temporariamente as operações de triagem manual de materiais recicláveis em galpões de catadores.

É preciso considerar que o modelo de coleta e processamento de recicláveis no Brasil, na maioria das cidades é realizado de maneira manual, desde a coleta nas ruas com carrinhos ou caminhões, até o processamento dos recicláveis nos galpões e venda para o mercado reciclador. A questão de moradia também preocupa, uma vez que em grande parte dos casos os catadores moram em áreas de grande densidade populacional e em casas bem povoadas, com dificuldade em manter aspectos de isolamento social. Há também a questão de muitos fazerem parte de grupos de risco, seja pela idade ou histórico de saúde.

Portanto, após intenso debate interno, avaliação de práticas que estão sendo adotadas ao redor do mundo e também após consulta a publicações de referência, como o documento "Recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por Coronavírus (COVID-19)", elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES em colaboração com a Comissão de Estudos Especiais de Resíduos de Serviços de Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CEE 129 ABNT), é com pesar que recomendamos a suspensão imediata dos serviços de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis em contextos como o brasileiro.

O serviço de coleta regular dos resíduos deve ser mantido e intensificado, adotando-se a maior frequência possível e os mais recomendados níveis de profilaxia para proteger os trabalhadores e a comunidade.

E como ficam os catadores de materiais recicláveis?

A situação dos catadores foi profundamente analisada e debatida, considerando o posicionamento do Instituto Recicleiros.

A suspensão dos serviços de coleta seletiva trará grande impacto na economia familiar dos catadores e sabemos o quão fundamental é a manutenção de suas organizações para o momento da retomada. Estamos trabalhando incessantemente para viabilizar, junto à nossa comunidade, meios para garantir as condições mínimas de apoio a esses grupos, tanto nas operações do Programa Cidade+Recicleiros como de maneira difusa, tentando conceber e articular possibilidades que ajudem a clarear caminhos para todos os catadores do país.

Não estamos sozinhos e nem podemos ficar. Nesse momento, a cooperação mútua será determinante para o sucesso de qualquer empreitada. Contamos com os governos, municipais e estaduais, com nossos parceiros e clientes para viabilizar os melhores planos que formos capazes de cocriar.

Para as organizações de catadores que decidirem não parar a operação, e que tiverem essa autorização dos governos, publicaremos em breve um guia prático para aumento da segurança e saúde durante o trabalho.

As operações de coleta e triagem de recicláveis devem parar temporariamente, mas o apoio aos trabalhadores da reciclagem e a conscientização da população não. Em 100% das cidades onde o Programa Cidade+Recicleiros opera, as atividades serão paralisadas a partir de hoje, porém nossa atuação será mais intensa do que nunca nestes territórios, trabalhando muito para amenizar os impactos desta crise e preparando tudo para a retomada que, esperançosamente, ocorrerá em breve.

Font: Recicleiros.org.br

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito