A ONG "Visões da Terra" realiza uma vaquinha, campanha de financiamento coletivo na internet, para ajudar catadores de materiais recicláveis em Fortaleza. Categoria está sem trabalhar desde que o governador do Ceará, Camilo Santana, suspendeu atividades consideradas "não essenciais" ao funcionamento público, no dia 19 deste mês. Medida estadual visa evitar a disseminação do novo coronavírus, a Covid-19, e foi prorrogada por mais uma semana, no último domingo, 29.
De acordo com informações da organização, as cooperativas de reciclagem tiveram atividades paradas após decreto de restrição estadual, o que prejudicou desde o serviço da coleta até a venda do material. O financiamento coletivo deve permitir que 44 famílias de catadores em Fortaleza sejam auxiliadas financeiramente durante processo de isolamento que o Estado vive.
Confira o link da vaquinha e como ajudar aqui.
As cooperativas auxiliadas serão: Socrelp, Reciclando e Rosa Virgínia. Inicialmente, o auxílio emergencial deve ser de R$ 100 para cada trabalhador, mas a organização tem como meta aumentar valores de acordo com a quantidade doada, até que seja possível "retomar as atividades ou que sejam recebidos recursos via poder público". O dinheiro arrecadado também será distribuído entre outras cooperativas vinculadas à organização, localizadas em estados no país onde o decreto de isolamento foi realizado.
Luciana Lopes, uma das idealizadoras da ação, pontua que ela foi pensada, entre outros, como forma de "retribuir o que catadores de reciclados fazem pelo país", destacando ainda que, neste momento de pandemia, eles não estão tendo suporte das autoridades. Para contribuir, basta acessar o site da campanha.
Leia também | Camilo prorroga até maio suspensão de aulas presenciais nas escolas e universidades do Ceará
Câmara aprova decreto que reconhece estado de calamidade pública em Fortaleza
Coronavírus no Ceará
O número de casos de Covid-19 no Ceará subiu para 382 nessa segunda-feira, 30, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). O número de óbitos permaneceu em 5. O prefeito do município de Sobral, Ivo Gomes, usou suas redes sociais para informar, ainda na tarde de segunda, a primeira morte em decorrência da doença no interior, que ainda não entrou no boletim da pasta.
font:https://www.opovo.com.br/coronavirus/2020/03/31/ong-cria-vaquinha-para-ajudar-catadores-de-materiais-reciclaveis-em-fortaleza.html
Há 5 dias
Há 14 dias
Há 21 dias
Há 33 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?