Se por um lado o surgimento da cafeteira em cápsula trouxe a praticidade e o uso racional por meio da porção e quantidade de água exatos e cujo objetivo, é de evitar desperdícios. Por outro lado, trouxe um problema ambiental sem tamanho.
Devido à complexidade na composição de misturas de plástico e alumínio nas cápsulas, a sua reutilização torna-se praticamente inviável no Brasil. E, ainda, fazendo uma pesquisa junto às cooperativas nacionais não encontrei as que já trabalhem com esse material, mesmo que a indústria classifique-as como recicláveis.
Um produto é sustentável quando, da análise de seu ciclo de vida, prioriza aquele que apresenta o melhor desempenho ambiental desde a concepção, fabricação, transporte até o descarte.
Mas, se após a inserção do produto no mercado surge um problema ambiental? A saída de fato é partir para as opções atenuantes como: desenvolvimento de tecnologia para realizar o tratamento, propostas de reuso, reciclagem do material e logística reversa. Além, da boa comunicação e divulgação, é claro!
Dentre as opções as únicas cápsulas biodegradáveis e compostáveis são as da marca Orfeu, compatíveis com máquinas Nespresso, que segundo a empresa levam cerca de quatro meses para se desintegrarem em processos de compostagem.
A boa noticia é que encontram-se disponíveis no mercado cápsula reutilizável da marca Wash e TopBlend. Sendo esta última, brasileira, disponível no site: https://www.topblend.com.br/ das marcas Nespresso, Três Corações, Dolce Gusto e Aeropress.
Vamos conferir as opções apresentadas pelas marcas?
Três Corações:
1. Ponto de Coleta: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
2. Coleta em Casa: ao atingir 100 cápsulas uma empresa realiza a coleta. Disponível em algumas capitais, através do link: https://www.escolhatres.com.br/reciclagem/coleta.php
Nespresso:
1. Ponto de Coleta: disponíveis nas boutiques (lojas) e em algumas capitais. https://www.nespresso.com/br/pt/localizador-lojas#map-intro
2. Disponibilizar o material para Reciclagem junto às Cooperativas.
3. Entrega no mesmo dia: devolução das cápsulas mediante a nova aquisição no site. Disponível apenas em alguns bairros de SP e RJ.
Nescafé-Dolce Gusto:
1. Ponto de Coleta: informações de pontos disponível através do link: https://www.nescafe-dolcegusto.com.br/mundo-ndg/sustentabilidade/meio-ambiente-e-ndg
Pilão e L'OR:
1. Ponto de coleta: envio de remessa via TerraCycle mínimo de 20 cápsulas ou máximo de 30kg. Informações através do link: https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/reciclo-capsulas-de-cafe
E o que fazer em relação ao conteúdo orgânico (borra)? Atualmente, seguem algumas indicações de uso:
Adubo: para o solo e para as plantas.
Tingimento de roupas: basta diluir meia xícara de borra de café em um recipiente com água quente até que se forme um líquido pastoso, deixá-lo descansar por dez minutos e sua tinta estará pronta.
Resíduo industrial: pode ser usada na agroindústria como ração animal e na produção de suplementos naturais, cosméticos e alimentos.
Limpeza doméstica: para lavar e clarear pias de cozinha ou banheiro. Para isso, basta esfregar um pouco da borra no local desejado e depois repassar com água.
Jardim: usar como repelente fazendo uma mistura de borra de café e pedaços de cascas cítricas, como: a laranja ou limão. Espalhar no local desejado e removê-lo após 48 horas.
Remoção de odor: basta secar a borra ao sol e, em seguida, aplicar de duas a três colheres de sopa em recipientes abertos no ambiente desejado, onde deve permanecer por, pelo menos, 48 horas. Por exemplo: armários, geladeiras e freezers.
Prevenção contra o mosquito da dengue: espalhe o pó (integralmente ou misturando com areia) em locais que acumulem água, como pratinhos de vasos de plantas ou até mesmo em poças que se formam com o acúmulo da água da chuva.
Você que consome café em cápsula, o que tem feito?
Há 1 dias
Há 10 dias
Há 17 dias
Há 29 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?